quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A wonderful day

Hoje Barack Obama, presidente recém-eleito dos EUA, assinou sua primeira Lei, que não é qualquer lei, principalmente para nós, mulheres.
Obama decretou a obrigatoriedade de igualdade de pagamento entre homens e mulheres, que desempenham cargos comuns. Nomeada de Lilly Ledbetter, a nova lei homenageia a trabalhadora norte-americana que por toda a vida recebeu salários inferiores que homens empregados e quando lutou pelos seus direitos, ainda durante o Governo republicano do antecessor George W. Bush, sua reivindicação foi negada, com a justificativa de que muito tempo havia se passado.
A lei representa um avanço significativo do ponto de vista real e simbólico da luta mundial das mulheres por seus direitos enquanto cidadãs e igauldade de gênero. No Brasil, essa desiguladade ainda é uma realidade. Estudo divulgado há um ano, referente ao período janeiro 2003 - janeiro 2008, relaizado pelo IBGE, revela que uma trabalhadora brasileira recebe em média 30% a menos do que um homem na mesma função. O estudo diz ainda que mulheres com curso superior completo costumam contar com um ônus de 40% no valor de seus salários em relação ao de qualquer homem no memso cargo.
Obama ainda completa dizendo que não se trata apenas de uma questão relacionada às mulheres, mas uma questão relacionada à família. O que também possuí respaldo estatístico. Novamente de acordo com pesquisa divulgada em 2006 pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - o número de mulheres que assumem o papel de chefes de família subiu 79% em dez anos.
Eu estava em Aracajú e tomava café da manhã no hotel que agora não me lembro o nome, ouvia o telejornal da manhã que passava na televisão, quando quase num susto ouvi a notícia que Brack Obama levava a presidência dos Estados Unidos. O susto veio da desatenção, do esquecimento, pois na noite anterior, durante a contagem de votos, estava completamente antenada. Provavelmente naquele momento o meu pensamento estava em Salvador, cidade para a qual partiria na madrugada do mesmo dia.
A sensação que tive naquele momento ainda é muito nítida e provavelmente é e será uma das melhores sensações da minha vida, a de esperança. Mesmo contrariada por alguns optei por acreditar que a mudança pudesse representar de fato uma mudança. E sigo acreditando, até que me provem o contrário.
E hoje, ao assinar a lei, ele disse: "This is a wonderful day".

Nenhum comentário: